Por que não ter medo da colonoscopia? Entenda o procedimento

A Colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e permite identificar alterações como presença de pólipos, que são pequenos tumores benignos, câncer intestinal, colite (inflamação do intestino), doença diverticular, sangramento intestinal.

COMO A COLONOSCOPIA É FEITA?

Para a realização da Colonoscopia, é necessário um preparo especial, com ajustes na alimentação e uso de laxantes, de modo que o intestino esteja limpo e seja possível visualizar as alterações. 

Geralmente, o exame não causa dor, pois é feito sob sedação, por meio do uso de medicamentos intravenosos que permitem que o paciente possa dormir durante todo o exame.

Após a sedação, é introduzido através do ânus um tubo flexível, que tem uma câmera na ponta e permite a visualização do interior do intestino em um monitor. Pequenas quantidades de ar são injetadas dentro do intestino para que se tenha uma adequada visualização. O exame dura cerca de 20 a 40 minutos e também permite a realização de procedimentos, como biópsias (coleta de pequenas amostras de tecido), retiradas de pólipos, cauterização de vasos que estejam sangrando.

Logo após o procedimento, o paciente fica um período de repouso na clínica, até que os efeitos dos medicamentos sedativos diminuam a níveis seguros e o paciente acorde. Após avaliação da equipe médica, ele é liberado.

SEGURANÇA

É um exame seguro, com baixo risco de complicações, se realizado por profissional capacitado. Os sinais vitais do paciente são monitorados de forma contínua (pressão, oxigenação do sangue e batimentos do coração).

INDICAÇÕES

A Colonoscopia está indicada como exame preventivo para o câncer intestinal em homens e mulheres a partir dos 45 anos, e principalmente para quem tem casos da doença na família, ou então quando existem sinais e sintomas sugestivos de alterações intestinais, como sangramento nas fezes, alterações do hábito intestinal, como diarreia persistente ou intestino preso, anemia de origem desconhecida, dor abdominal, emagrecimento sem explicação, acompanhamento de pólipos.

Dra. Fernanda Andrade

CRM-DF 12551

Experiência
+ 0 anos
Avaliações Positivas
+ 0
Sobre
Médica formada pela Universidade Federal de Juíz de Fora – MG. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Geral de Goiânia – GO. Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital de Base do Distrito Federal.
Enviar mensagem
Olá!
Como podemos te ajudar?